terça-feira, 31 de maio de 2011

E o verde impôs-se!

Hoje foi, finalmente, o dia chave para o nosso trabalho do 3º Período: a palestra "Põe-te Verde" realizou-se.
As forças associadas aos incêndios florestais estavam reunidas em peso e cada uma delas expôs com clareza o seu papel no combate e prevenção deste flagelo.
Para uma primeira vez, consideramos que fomos bem sucedidas e, a nosso ver, o público alvo dirigiu-se a casa mais informado, consciente e com mais vontade de minimizar este mal. E nós também!



segunda-feira, 30 de maio de 2011

A palestra vai realizar-se AQUI:




E QUEREMOS A CASA CHEIA!

Contagem decrescente

Pois bem, é já amanhã que a maior parte do nosso trabalho deste último período será exposta a todos. Ainda estamos a trabalhar para que nada falhe e tudo corra pelo melhor, mas a maior parte já está feita: temos cinco palestrantes confirmados e da EPATV podemos contar com a presença dos estudantes membros do Clube da Floresta.
Estamos entusiasmadas e confiantes de que conseguiremos transmitir a nossa mensagem ao público, despertando consciências e elucidando um pouco mais a comunidade. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novo objectivo

Uma vez que já dirigimos o nosso projecto aos mais novos, iremos agora depositar o nosso esforço e trabalho na restante população do nosso concelho. Nesse sentido, procederemos à realização de uma palestra intitulada "Põe-te verde", que terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Amares. Esta palestra, contará com a presença do Comandante Operacional, de um jurista, de um membro dos Bombeiros, dos GIPS e da GNR e, claro está, dos Presidentes da Junta e da Câmara.
Serão focados inúmeros pontos de interesse nesta temática, sendo que cada palestrante evidenciará o que faz especificamente a entidade a que pertence. Serão apresentados e descritos dados estatísticos, modos de actuação nas diferentes freguesias, verbas e apoios financeiros e materiais disponíveis, entre outros.
Pretendemos atingir a população em geral, os alunos da nossa escola e os alunos do Curso de Bombeiros da Escola Profissional Amar Terra Verde e é o nosso objectivo que ressalte a mensagem principal: Portugal sem fogos depende de todos! 

Mais tarde passaremos por cá para deixarmos os pormenores.

Escolas primárias

Foi nos dias 13 de Maio e 18 de Maio que visitamos a Escola EB1 de Eirado Amares e a Escola EB1 de Ferreiros, respectivamente, no sentido de realizarmos as Olimpíadas dos Incêndios Florestais e de abordarmos de forma sintéctica e simples esta temática. Temos a dizer que foi, certamente, gratificante para nós, por conseguirmos incutir novos valores a estas crianças, por ensiná-las e diverti-las e por darmos resposta a todas as suas dúvidas e hesitações.
Vemos, com isto, o nosso objectivo cumprido com êxito, mas não só: compreendemos a essência de ensinar, de acrescentar conhecimentos aos outros; percepcionamos o interesse que aqueles alunos depositaram nesta problemática e, sobretudo, sentimos a magia de ver na cara das crianças o entusiasmo e o interesse pelas nossas palavras. Apercebemo-nos do prazer de ensinar e de transmitir conhecimentos aos outros, de elucidar.
Ainda assim, realçamos a sensação que nos invade neste momento: o futuro do nosso concelho estará, sem sombra de dúvida, um pouco mais seguro.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Avanços

Pois bem, já começou o 3º período que é muito curto para as inúmeras tarefas que temos agendadas, portanto, pusemos mãos à obra e é já esta semana que vamos visitar os alunos da Escola EB1 Eirado Amares para lhes falar sobre os incêndios florestais.
De uma forma muito simplificada, a ordem de apresentação do nosso projecto será da seguinte forma:
- Questionar os alunos as coisas mais básicas acerca das causas e consequências dos fogos florestais;
- Reuni-los em grupos de 4 elementos e fazer com eles 4 jogos relativos a esta temática;
- Elucidá-los de forma mais rigorosa quanto à prevenção desta calamidade, bem como quanto às várias formas de combate e falar-lhes das desvantagens mais relevantes e da única vantagem.

Esperamos dissipar as dúvidas destes alunos do quarto ano de escolaridade de forma sucinta, clara e divertida.